domingo, 4 de dezembro de 2011

SIMCA DO BRASIL - Segunda parte da história desse pioneiro

Como havia falado anteriormente, o Simca Chambord, iniciou o seu contato com terras Tupiniquins em 05 de maio de 1958 para a construção da fábrica. Em março de 1959 é finalmente lançado o nosso carro brasileiro de luxo.

Simca Chambord 1959/60

O Simca foi eleito como o carro mais bonito brasileiro. Seu motor V8 batizado pela Simca de " Aquilon", tinha 2.3 litros e 88 cv. Problemas de superaquecimento, embreagem fraca e falta de torque sempre acompanharam o carro. O controle de qualidade era muito ruim e só seria melhorado com a compra da Chrysler em 1967.
Em 1961 é lançado o Simca Presidence, modelo de luxo com estepe na traseira, calotas raiadas e acabamento superior. Também é lançado em 1961, o Simca Alvorada, um modelo mais simples. Em meados de 1962 é lançado a versão esportiva, Rallye, com motor um pouco maior e 100 cv.

Simca Presidence 1961/Simca Jangada 1963/ Simca Esplanada 1967

Em 1963 chega a Simca Jangada, uma Station Wagon de luxo baseada na Simca Marly 1958. Em 1964 o Simca sofre uma reestlização maior, chega o Tufão, com teto mais alto e linhas mais retas, e o motor passa a ter 112 cv.
Em 1966 a Simca do Brasil lançou o Simca Emisul. Vidro traseiro maior, mas, o motor era novo - Era o Emisul.Tinha camaras de combustão hemisféricas, com cabeçotes de alumninio e válvulas na cabeça.Com 2.410 c.c. rendia 130 CV. Em 1967 são lançados o Simca Esplanada e o Regente. A partir de 1968 a Chrysler assume a Simca. Os Esplanada, Regente e GTX deixaram de ser fabricados em fins de 1969, sendo substituídos pelo Dodge Dart, encerrando a história da Simca no Brasil.

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