domingo, 11 de agosto de 2013

DODGE 1800 - O DODGE INGLÊS FABRICADO NO BRASIL





      No final dos anos 60, a Indústria de Automóveis brasileira vivia a euforia do crescimento. Os lançamentos das montadoras estavam pouco a pouco se desligando dos modelos obsoletos que iniciaram carreira em solo Tupiniquim. Em 1969 tivemos três lançamentos muito importantes na abertura do Salão do Automóvel de outubro de 1968.

                A Ford Willys lançou o Ford Corcel, compacto com alma Renault. A Volkswagen apresentou o VW 1600 sedan de 4 portas, e a GM causou impacto com o Chevrolet Opala, um Opel Reckord alemão com motor Chevrolet norte americano.  A Chrysler, que recentemente havia comprado a Simca do Brasil, tinha somente produtos maquiados, como o Regente, Esplanada e o GTX, este ultimo, uma versão esportiva do Esplanada, e  todos, projetos calcados no velho Simca Cambord Emisul, oriundos do Ford Vedette Frances de 1958.

                A Chrysler já estava com o Dodge Dart americano em testes há mais de um ano e mesmo assim, sabia que precisava de um carro compacto. Lançado em outubro de 1969, o Dodge Dart agradou em cheio, com seu motor V8 de 5,2 litros e 198 HP, era o mais potente carro brasileiro. Com torque abundante, era gostoso de dirigir proporcionando excelente desempenho, embora, o  consumo de gasolina fosse elevado, entre 4 e 5 km por litro.  Entretanto o mercado de carros compactos e econômicos crescia. A Ford agradou em cheio com o Ford Corcel, veículo econômico e de manutenção simples, e que estava vendendo muito. A GM também acertou com o Opala, um carro médio, que, ao contrário do Dart, tinha a opção de motores de 4 e 6 cilindros. A Volkswagen não teve tanto sucesso com o sedan 1600 de 4 portas, a não ser entre os taxistas. Em compensação, a Volkswagen acertou em cheio com o lançamento da Variant 1600, uma perua compacta com seu motor de ventoinha plana. Lançada em fins de 1969 como modelo 1970, a perua da Volkswagen  teve uma acolhida muito boa, pois, o mercado sentia falta de uma perua pequena, desde a extinta DKW Vemaguet.

                Em 1970 teve início o projeto de um novo carro compacto. Como a Chrysler não possuía nos Estados Unidos nenhum compacto nos moldes europeus, ela foi buscar o projeto na subsidiária do Grupo Rootes. Essa indústria inglesa surgiu em 1907.





UM POUCO DE HISTÓRIA
            Antes de a Indústria Automobilística Brasileira existir, convivíamos com carros importados dos Estados Unidos (boa parte), carros ingleses, alemães, franceses, italianos e alguns modelos da Tchecoslováquia e Suécia. Os americanos eram bem representados pela Ford, que já tinha linha de montagem desde 1919, e a GM, através da marca Chevrolet, também montava veículos por aqui desde 1925.

          Os carros ingleses eram em menor quantidade, até porque, eles não se davam muito bem em clima tropical. Eram econômicos, pequenos, resistentes, mas, com um sistema elétrico muito complicado e tendência ao superaquecimento. Meu pai quase comprou um Hillman Minx 1949. O Hillman pertencia ao Grupo Rootes, que compreendia as marcas, Humber, Hillman e Sunbeam.   Esse modelo pós Segunda Guerra era compacto e utilizava um motor de 4 cilindros em linha com válvulas laterais. Tinha uma cilindrada de 1.265 cc e potência de 39 CV.  A velocidade máxima era de 110 km/h. 
 
Hillman Minx 1949
Foi após o acidente que tivemos em 1964, que o Ford 1937 do meu pai ficou destruído, e ele ficou sem carro por um ano. Em 1965 meu pai chegou a namorar um Hillman 1949, mas, quis o destino que ele comprasse um Oldsmobile 1948 Club Coupé, de mecânica mais confiável.

Vamos então ao Hillman Minx 1949. Esse modelo pós Segunda Guerra era compacto e utilizava um motor de 4 cilindros em linha com válvulas laterais. Tinha uma cilindrada de 1.265 cc e potência de 39 CV.  A velocidade máxima era de 110 km/h.

´

Para resumir a história: Em 1964, a Chrysler norte americana comprou o Grupo Rootes e o Hillman Avenger lançado em 1970 na Inglaterra, foi o modelo escolhido para servir de base para o Dodge brasileiro compacto.
 
Hillman Avenger 1971
Hillman Avenger 1970

    

O PROJETO DODGE 1800



                A Chrysler iniciou o projeto do compacto brasileiro em 1970, e o veículo escolhido, Hillman Avenger, começou a ser testado por estradas brasileiras em 1971. Com lançamento previsto para o VIII Salão do Automóvel em novembro de 1972, a Chrysler não teve tempo de realizar as modificações e adequações de projeto para o Hillman ser nacionalizado. A versão escolhida foi a de 2 portas, pois, na época, o brasileiro não gostava de carro de 4 portas, que, tinha estigma de “carro para táxi”, o que foi uma pena. O motor de 1.500 c.c. e 52 cv ficaria ainda menos potente com a taxa de compressão diminuída para adequa-lo à gasolina brasileira. A solução foi aumentar a cilindrada para 1.800 c.c. e utilizar um carburador Solex simples e com potência de 78 CV. As saídas de ar viciado nas colunas traseiras do projeto original foram suprimidas, que, causava o embaçamento dos vidros.  As lanternas traseiras passaram a ser horizontais, ao invés do formato em “L” do Hillman Avenger. 


Dodge 1800 1973
Dodge 1800 1973
 
 A vida do “Pequeno Dodge” não foi fácil, pois, a pressa de lança-lo ocasionou inúmeros problemas de qualidade, como quebra do trambulador do cambio, sistema elétrico e desgaste acentuado dos pneus, resultado de falta de maturação de um projeto feito para o mercado inglês e sem os devidos cuidados na readaptação para nossas condições climáticas e de topografia, que, somados a um pós venda despreparado da rede autorizada, “queimou” o Dodge 1800 . Ou seja, ele deveria ser lançado com mais tempo, mas, a chegada anunciada do Chevrolet Chevette em maio de 1973 e do VW Brasilia em maio também, precipitaram o lançamento e a imagem do “Pequeno Dodge” ficou arranhada, devido aos inúmeros problemas enfrentados pelos novos proprietários. Uma revista especializada realizou um teste de 30 mil quilômetros com o Dodge 1800, e o resultado foi decepcionante, e mostraram problemas que, proprietários já sabiam. Ainda em 1973 a Chrysler arregaçou as mangas e aprimorou a qualidade de carro e investiu em pós venda na rede autorizada. Em 1974 a Chrysler voltou a utilizar o carburador inglês, da marca Lucas, horizontal e a potência aumentou para 82 cv e o consumo melhorou em quase 3 km/l na média. Em 1975 adotou-se carburador japonês, Hitachi, aumentando em 1 cv a potencia e proporcionando melhora no consumo de combustível.

                Em 1974 foi lançada uma versão despojada e ao mesmo tempo esportiva, destinada ao público jovem: o Dodge 1800 SE . Ele vinha nas cores, amarelo, vermelho, verde e branco. Contrastando com a pintura, para-choques, grade, molduras dos faróis e molduras das portas eram pintados em preto fosco, assim como as rodas esportivas de aço, pintadas na cor da carroceria e com fundo preto. O interior tinha volante esportivo e estofamento em padrão xadrez combinando com a cor da carroceria. Nas laterais, faixas em preto fosco com o logotipo 1800 SE e as molduras das lanternas em preto fosco completavam o estilo “jovem”. Era um modelo simples, mas, o acabamento era bem superior aos primeiros modelos, mostrando que a fábrica tinha investido no carro e solucionando muitos problemas.  Com uma suspensão confortável, o carro agradava, aliás, o conforto ao rodar era superior aos outros modelos pequenos.
 
Dodge 1800 SE 1974
Dodge Polara 1976












                Em 1976 a Chrysler rebatizou o Dodge 1800 de Dodge Polara. O objetivo era esquecer as más lembranças e realizar mudanças estéticas, mecânicas e melhora no acabamento e qualidade de montagem, no intuito de convencer que a Chrysler confiava no produto.  O Dodge Polara veio com nova grade, suspensão traseira mais baixa (a antiga era alta demais e os clientes reclamavam). O revestimento do interior, além do preto, tinha a opção da cor caramelo. As lanternas traseiras eram maiores e unidas por uma faixa preta. A grade dianteira também. Com nova recalibragem de molas e amortecedores a suspensão ficou mais macia e precisa. O motor passou por mudanças que elevaram a potencia de 83 para 93 CV, com o aumento da taxa de compressão, maior diâmetro das válvulas de admissão e a adoção de um novo carburador SU horizontal, e o melhor, ficou mais econômico. Com todas essas mudanças o empenho da Chrysler na melhora constante do carro, as vendas aumentaram em mais de 50% e o reconhecimento veio em 1977, quando a revista Auto Esporte concedeu ao Dodge Polara,  o título de “Carro do Ano”.

                Em 1978 uma nova reestilização, a mesma do Hillman Avenger inglês, e que deu ao Polara, uma aparência mais moderna. Na dianteira, faróis retangulares com moldura cromada em toda a frente, lanternas traseiras maiores e avançando na lateral, frisos de caixas de rodas e mais uma opção de estofamento na cor vinho, para a versão Gran luxo. No ano seguinte uma opção muito interessante veio para sofisticar o Polara: cambio automático inglês de 4 marchas, superior aos câmbios automáticos que tínhamos no Brasil que, eram de 3 marchas. Esse pioneirismo em um carro pequeno teve seu preço: qualquer conserto era muito caro e necessitava deixar o carro na concessionária para levar o cambio para a fábrica fazer o reparo.


Dodge Polara 1978
Dodge Polara 1978 - Interior





O FIM DO POLARA

                 Em 1980, já sob controle da VW, o modelo GLS foi acrescentado à linha. Novos parachoques com ponteiras plásticas, super calotas, faixas laterais e painel importado da Inglaterra, utilizado no Hillman Avenger.  O interior vinha com bancos altos e uma padronagem mais luxuosa.  Era um painel moderno e muito bonito, com instrumentos da marca Veglia  e completo, com conta giros, amperímetro, temperatura da água, manômetro de óleo e velocímetro, além de luzes de advertência.

                Em 1981, a VW decide tirar de linha todos os veículos produzidos pela Chrysler, e o Polara se despediu após 92.665 unidades vendidas.


  


Dodge Polara GLS 1980
Dodge Polara 1980 - 1981 automático






Nenhum comentário:

Postar um comentário