domingo, 20 de novembro de 2011

Aero Willys, o brasileiro que unia luxo e resistencia de um Jeep..

A história do Aero começa quando a Willys norte americana, fortalecida pelo sucesso do Jipe Willys na Segunda Guerra Mundial, via o seu utilitário ser muito procurado nas versões civis. Entretanto a empresa precisava de um carro de passeio, para ser oferecido a um público ávido para consumir.

Em 1952 a Willys lança o Aero em quatro modelos: Lark, Ace, Wing e Eagle. A versão mais simples era o Lark. Em 1953 o modelo Wing foi substituído pelo Falcon, a mais econômica. O Lark vinha com motor de quatro cilindros, 2.200 c.c. e 63 HP. Era o mesmo motor “Go Devil”, utilizado no Jeep na Segunda Guerra Mundial. Esse modelo podia ser equipado opcionalmente com o motor de seis cilindros, 2640 c.c. 75 HP, o “Lightining 6”. Os modelos Eagle e Ace vinham com o motor “Hurricane 6” um seis cilindros, 2.640 c.c. e 90HP (o mesmo motor do Aero Willys brasileiro). Com a compra da Willys pela Kaiser em 1954, os Aeros Eagle, Custom e Bermuda tinham como opcional o motor Kaiser de seis cilindros, 3.700 c.c., 115 HP, o “Super Hurricane 6”. Entretanto, a forte concorrência das três grandes, GM, Ford e Chrysler, ofuscaram o Aero e, em 1955 toda a linha deixou de ser produzida.

Aero Eagle 1952/ Ace 1952/Lark 1952/ Falcon 1953/Eagle 1954/Bermuda 1955


O Aero Willys Brasileiro


Em 1960 o Aero Willys brasileiro era lançado. Praticamente idêntico ao modelo americano Custom 1955 Esse carro veio representar o segmento dos automóveis de luxo brasileiros. Utilizava o mesmo motor da Rural e do Jeep Willys. Relativamente econômico e muito resistente, o Aero Willys logo adquiriu a fama de carro robusto. Em 1962, recebeu pequenas modificações de estilo.

Em primeiro plano O Aero Willys 1960, abaixo o Aero Willys 1963 e a direita, maquete de Brook Steven.

Em 1963 a Willys lança o Aero Willys 2600. O projeto todo desenvolvido no Brasil foi aproveitado de um Desenho do designer americano, Brooks Steven. O novo design conferia ao Aero uma silhueta bem moderna, razão pela qual a Willys fez questão de apresentá-lo primeiro no salão de Paris de 1962, depois, no Salão do Automóvel do Brasil, emNovembro de 1962.

- Aero Willys 1965/ Itamaraty 1966/ Executivo 1967/ Protótipo reprovado.

Nova alteração de estilo ocorreu em 1965: Frente, traseira, e cambio de quatro marchas. Em 1966 é lançado o Aero de luxo, o Itamaraty. Com bancos em couro, acabamento superior, e design exclusivo, o Itamaraty se firmou como carro de executivos. Em 1967 a Ford compra a Willys, agora denominada Ford Willys, o Itamaraty vem com novo design e motor 3.000 de 132 HP e tem agora uma versão limousine denominada Executivo. Algumas unidades foram utilizadas por autoridades do Governo brasileiro. Em meados de 1969 a Ford produz um protótipo do Itamaraty, mas, foi reprovado. Em 1971 o Aero e o Itamaraty têm são descontinuados, encerrando a carreira desse pioneiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário