terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ford Corcel - Projetado pela Willys e Renault e adotado pela Ford - Segunda Parte

Na primeira parte chegamos a 1979. Foi o lançamento do Corcel II 1.6 e cambio de cinco marchas. Era o máximo naquela época. Cambio de cinco marchas só se via no Alfa Romeo e alguns poucos importados e motor 1.6 era o up grade que dava status. O Corcel seguia sua carreira de relativo sucesso. Foi então que a Ford percebeu a necessidade de um carro de luxo, pois, o Ford Maverick saiu de cena nos primeiros meses de 1980 e o Ford Galaxie descontinuado em 1979. Ficaram os Landau e o LTD, mas, com as vendas caindo sem parar, a Ford precisava de um automóvel de luxo. Nasceu então o projeto Corcel-Ômega, que, daria origem ao Del Rey. Com um acabamento no mesmo nível do Landau e equipamentos como trava central elétrica, vidros elétricos e na cor bronze, rodas de liga leve, painel completo, ar condicionado e direção hidráulica, o Del Rey era o carro mais luxuoso brasileiro à época. Lançado em Junho de 1981, era oferecido com duas e quatro portas, e acabamento Ouro e Prata. A Ford buscou inspiração nos modelos Consul/Granada da Ford inglesa e alemã.


1- Ford Del Rey 2- Interior 3- Traseira. 4- Ford Consul/Granada - A inspiração

O único elemento que destoava no Del Rey era a grade dianteira, recurso para diferenciar do Corcel II, mas, que não foi muito feliz estilisticamente.O calcanhar de Aquiles do Del Rey era o entre eixos pequeno e isso se traduzia num espaço traseiro apertado, mas, como foi feito em cima do monobloco do Corcel, não havia o que fazer. Com a mesma mecanica do Corcel e um peso um pouco maior o Del Rey sentia a falta de potencia.

Outro derivado do Corcel foi a pickup Pampa. Lançada em 1982 foi um sucesso de vendas. Em 1990 ela recebe o motor 1.8 do Volkswagen Santana, fruto da parceria com a Volkswagen, denominada Autolatina. Ela sobreviveu até
1997, sendo substituída pela Courier.



1- Pampa 1984. 2- Pampa 1991/1997

Em 1983 já como modelo 84 o Del rey recebe uma versão perua derivada da Belina e também o motor CHT, uma evolução do motor do Corcel, mas, com curva de torque melhor e ligeiramente mais potente. Esse motor era utilizado no recem lançado Ford Escort e no Ford Corcel. Mesmo assim ainda era pouco para uma carroceria pesada.


1- Ford Del Rey 1985/1990 2- Ford Consul/Granada 1984. 3 - Ford Corcel 1986

Em 1985, a Ford faz a última alteração de estilo em toda linha Del rey e Corcel II. O Del Rey ficou ainda mais parecido com o Consul/Granada anglo/germanico, só que o Granada era do tamanho de um Opala e tinha motor V6 2.8. O Corcel sai de linha em 1986. O Del Rey passa a utilizar o motor 1.8 do Volkswagen Santana em 1990 e sobrevive até 1991.

A história de sucesso do Corcel durou 18 anos. O Del Rey encerra a carreira em 1991 e a Ford Pampa se aposenta em 1997. Longevidade invejável de um produto tão antigo.

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