Escort Estate 1986/1989 |
ESCORT MARK IV
1986/1989
Especificações do Escort Mark IV:
Modelo L: motores: 1,3 L, 1,4 L, 1,6 L à gasolina, e, 1,6 L/ 1,8 L diesel
Modelo LX: Motores: 1,3 L, 1,4 L, 1,6 L à gasolina.
Modelo GL: Motores: 1,3 L, 1,4 L, 1,6 L à gasolina, e diesel 1,6 L/ 1,8 L diesel.
Modelo Ghia: Motores: 1,3 L, 1,4 L, 1,6 L à gasolina.
Modelo Sport: Motor 1,6 L à gasolina (tiragem limitada em 1990)
Modelo Cabriolet: Motor 1,6 L CVH carburador (o mesmo do Mark III Escort XR3) ou injeção, 1,6 L motor CVH (XR3i)
Modelo XR3i: Motor 1.6 L CVH equipado com o sistema de injeção Bosch K-Jetronic . Potencia de 105 CV (a partir de 1989, equipado com gerenciamento CEE-IV e 108 CV)
Modelo RS Turbo: Motor 1,6 L CVH com injeção e turbo Garrett T3 de 132 CV
MODELOS FABRICADOS NO BRASIL.
Escort Hobby: Motor 1,0 L CHT (gasolina apenas) e 1,6 L CHT (gasolina / álcool)
Escort L: Motores 1,6 L CHT e VW EA-827 1,8 L (gasolina / álcool)
Escort GL: Motores: 1.6 L CHT e VW EA-827 1,8 L (gasolina / álcool)
Escort Ghia: Motores 1.6 L CHT e VW EA-827 1,8 L (gasolina / álcool)
Escort XR3: Motores 1,6 L CHT Fórmula e VW EA-827 1,8 L (gasolina / álcool)
Escort XR3 conversível ( cabriolet): Motores 1,6 L CHT Fórmula e VW EA-827 1,8 L (gasolina / álcool)
Foram produzidas séries especiais no Brasil:
Escort XR3 SuperSport (Benetton): Motor VW EA-827 1,8 L(gasolina / álcool), pintura personalizada.
Escort XR3 Formula: Motor VW EA-827 1,8 L (gasolina / álcool), suspensão eletrônica
Escort Guarujá (produzida na Argentina): Motor VW EA-827 1,8 L (gasolina / álcool), 5 portas
No Brasil, os motores 1.8 e 2.0 foram feitos pela Volkswagen (VW), como parte do acordo Autolatina, onde os motores Ford CHT foram usados em carros da VW e vice-versa. As versões de 1,0L e 1,6 L utilizavam motores Ford CHT. Todas as versões depois de 1993 viriam com sistema de injeção de combustível, com exceção dos modelos Hobby. Além disso, o modelo Mark IV foi produzido até 1992 em todas as versões, exceto Hobby, que foi produzido até 1996.
O Escort MARK IV recebeu interior totalmente novo. Na mecânica, um novo motor 1.4 do motor CVH foi introduzido, bem como a suspensão com numerosos ajustes para corrigir as críticas de longa data, tornando o Escort um excelente carro de passeio, com excelente qualidade.
Para o ano-modelo de 1989, o motor diesel foi ampliado para 1,8 L, enquanto as versões de entrada 1,1 L e 1,3 L foram atualizadas com a versão redesenhada HCS da família Kent / Valencia, o mesmo do Ford Fiesta Mark III. Para o mesmo ano, a Ford desenvolveu o sistema de injeção eletrônica de combustível substituindo a Bosch K-Jetronic no XR3i e no modelo Sedan - Orion Ghia, e um sistema de injeção de combustível mais simples substituiu o carburador nos modelos com o motor 1,4 L.
O modelo Orion, versão sedan, também foi beneficiado com o estilo do Mark IV. A transmissão automática de três velocidades foi substituída por uma variante da caixa de velocidades CTX stepless utilizada no Fiesta alguns anos antes. O modelo Orion 1600E de luxo vinha com assentos de couro, injeção de combustível, rodas de liga leve, e uma versão Ghia foi produzida durante 1989 e 1990. Um total de 1.600 unidades foram produzidas, 1.000 com acabamento em couro.
As unidades para o mercado europeu continuaram a ser montadas nas fábricas de Halewood e Saarlouis. As vendas foram ótimas nessa década, pois, a produção de Escort e Fiesta aumentou o leque de opções, principalmente com a linha de produção do Fiesta em Valencia. Nessa época, o Escort foi descontinuado na África do Sul e substituído pelo laser e Meteor, embora a versão Bantam, um Escort baseado na pick-up permaneceu em produção, sendo reestilizado e vendido como Mazda Rustler. Este Escort continuou em produção até 1995 em alguns mercados estrangeiros, especialmente da América Latina. Em 1993, o modelo Hobby foi introduzido no Brasil, usando um 1,0 L 50 CV, derivado do motor CHT 1.6. Essa versão surgiu devido aos benefícios fiscais para os motores de 1 litro.
O motor 1,0 L foi único para o Brasil, enquanto que o motor 1,1 L foi vendido em todo o mundo. Este motor de 1,0 L especial era o mesmo CHT 1,6 L usado no Escort, mas com pistões menores, tornando-o menos potente, mas eficiente em economia de combustível.
Não houve versões com um motor de alta potência no Brasil. O Escort mais forte era o Escort XR3 Formula 1991, que tinha 125 CV. O computador de bordo não estava disponível no Brasil.
Escort Mark V 1986/1989 |
O Escort Mark V foi produzido nos seguintes países:
·
Inglaterra.
·
Alemanha.
·
Brasil (1992/1996).
·
Argentina (1992/1996).
Motores e
transmissão:
·
Motor 1297cc OHV "HCS"
·
Motor 1388cc OHC "CVH"
·
Motor 1596cc OHC "CVH"
·
Motor 1796cc OHC "Zeta"
·
Transmissão Ford BC4
manual de 4 velocidades
·
Transmissão Ford BC5
manual de 5 velocidades
·
Transmissão Ford
MTX-75 manual de 5 velocidades
·
Transmissão Ford ATX
3 velocidades automática
·
Transmissão CTX Ford
automática CVT
A plataforma Escort MKV (e Mark III Orion saloon) chegou em setembro de
1990 com uma carroceria totalmente nova e uma versão simplificada da suspensão
traseira com eixo a torção (em vez de
layout totalmente independente do Mark III). Inicialmente, os motores HCS 1,3
L, 1,4 L e 1,6 L à gasolina CVH e 1,8 L diesel foram herdadas do modelo antigo.
Em 1992, uma nova família de motores denominada
Zetec, com 16 válvulas foi lançada, trazendo melhor dirigibilidade, além de
marcar o retorno do XR3i que estava disponível com duas versões do motor 1.8 L
Zetec. O modelo com 150 PS (110 KW), versão RS 2000, também apareceu em 1991,
com uma versão 16V do motor de 2 litros do Ford Sierra, e melhorou o prazer de
dirigir promovendo ao Escort Mark V a condição de um veículo de ótimo
desempenho na estrada.O modelo vinha mais recheado de equipamentos, como: direção
hidráulica, vidros elétricos, travamento central, freios antitravamento
eletrônicos, e ar condicionado.
O ano de 1992 viu o lançamento do Escort
RS Cosworth. Esse carro substituiu o Ford Sierra Sapphire RS Cosworth, e
integrante da equipe Ford de Rally. Essa versão era muito forte, e usava motor
turbo de 2,0 L Cosworth de 16 válvulas, gerando 227 CV (167 kW) e atingia 225
km / h, além de possuir tração nas
quatro rodas. Sua característica principal era o aerofólio traseiro de grande
dimensão instalado em cima da tampa traseira.
As 2.500 unidades vendidas desse modelo foram feitas para fins de
homologação para competição. A demanda para o carro era tão alta que a Ford
manteve sua produção normal. A versão de rua tinha um turbo menor do que as
versões de competição e, o grande aerofólio traseiro era opcional. A versão Cosworth
do Escort deixou de ser produzida em 1996, mas já atingiu status de clássico e
tem uma enorme legião de admiradores. No entanto, o carro não era realmente um
Escort em tudo, pois, baseava-se na plataforma do Sierra e toda a mecânica,
incluindo seu motor montado longitudinalmente, ou seja, esse Escort estava
apenas vestido com painéis da carroceria para se assemelhar a um Mark V.
O Escort Mark V foi lançado na América
do Sul em 1992 como modelo 1993, sendo fabricado no Brasil e na Argentina, pela
Autolatina, uma joint-venture entre a Volkswagen e Ford. Dessa fusão, o modelo XR3i
era equipado com um motor de 2,0 L VW AP gerando 115 CV. Esta geração também
gerou dois carros da marca VW com a mesma mecânica (mas diferentes estilos de
carroçaria e interiores): Pointer (cinco portas hatchback) e Logus, um sedan com
duas portas.
MODELOS 1992:
·
L
·
LX
·
XR3i
·
Ghia
MOTORES:
·
Motor 1,3 L (1297 cc)
HCS 60 CV.
·
Motor 1,4 L CFi (1392
cc) CVH 71 CV.
·
Motor 1,4 L EFI (1392
cc) CVH 75 CV.
·
Motor 1,6 L G / H
(1597 cc) CVH 90 CV.
·
Motor 1,6 L EFI (1597
cc) CVH 105 CV.
·
Motor 1,6 L EFI (1598
cc) Zetec 90 CV.
·
Motor1,8 L EFI (1796
cc) Zetec 105 CV.
·
Motor 1,8 L EFI (1796
cc) Zetec 115 CV.
·
1.8 L EFI (1796 cc) Zetec
130 CV.
·
1,8 L D (1753 cc)
Endura D 60 CV.
·
1,8 L TD (1753 cc) Endura D 75 CV.
·
1,8 L TD (1753 cc) Endura D 90 CV.
·
2.0 L EFI (1998 cc)
I4 150 CV.
·
2.0 L (1993 cc) Cosworth YBT 227 CV.
Ford Escort Mark Vb ( 1992 - 1995)
Países onde foi fabricado:
·
Saarlouis, Alemanha
·
Almussafes, Valência, Espanha
·
Halewood Body &, Inglaterra
·
Bursa, Turquia
Motores e transmissão.
·
Motor 1297cc OHV "HCS"
·
1388cc OHC "CVH"
·
1596cc OHC "CVH"
·
1598cc OHC "Zeta"
·
1796cc OHC "Zeta"
·
Transmissão Ford BC4
manual de 4 velocidades
·
Ford Ford BC5 manual
de 5 velocidades
·
CTX Ford CVT
automático
O design do Mark Vb foi criticado em relação ao original Mark V. O
facelift da Ford não agradou nem no Escort nem no Orion. Um novo motor 1,6 L de
16 válvulas 90 CV Zetec foi introduzido, substituindo o CVH anterior. A injeção
de combustível agora era padrão em todos os modelos à gasolina, e a Ford
introduziu uma variante de quatro rodas motrizes do RS2000, proporcionando uma
melhora sobre seus primos de tração dianteira. Foi também a primeira vez que o
Escort recebeu freios a disco nas quatro rodas, de série em todos os modelos
RS2000 e XR3i.
Outra novidade para 1993 foram os motores 1,3 L e 1,4 L TPI à gasolina e
1,8 L a diesel.
Em 1993, o nome Orion foi abandonado, passando a denominar-se Escort
sedan. A estrutura também foi melhorada, com barras laterais de impacto, zonas
de deformação melhoradas e, mais tarde, airbags. O airbag se tornou padrão
muito mais cedo no Reino Unido. Essas melhorias tornaram o Escort e Orion, carros
muito melhores tornando-os competitivos frente à concorrencia, se não o melhor
da classe.
O facelift do Escort Mark Vb é citado de maneira errada como o Mark VI, assim
como o Mark VI, por sua vez erroneamente sendo chamado de Mark VII, que na realidade
nunca existiu.
Especificação
dos modelos 1994:
·
L
·
LX
·
Si
·
Ghia
·
Ghia Si
Países onde foi fabricado:
·
Almussafes, Valência,
Espanha
·
Inglaterra
·
Saarlouis, Alemanha
·
General Pacheco, na
Argentina.
·
Ford União, Obchuk,
Belarus (1997-2000)
·
Chennai, Índia
Estilo de carroceria:
·
3 portas hatchback
·
5 portas hatchback
·
4 portas saloon
·
5 portas estate
·
2 portas - Cabriolet
·
3 portas furgão
Motores e transmissão:
·
1297cc OHV "HCS"
·
1388cc OHC "CVH"
·
1596cc OHC "CVH"
·
1598cc OHC "Zeta"
·
1796cc OHC "Zeta"
·
Transmissão Ford BC5
manual de 4 velocidades
·
Ford Ford IB5 manual
de 5 velocidades
·
CTX Ford CVT
automático
O design do Escort foi revisto em Janeiro de 1995,
embora ainda baseado no modelo anterior. Esta versão tinha novos faróis
dianteiros, capô, spoiler dianteiro, para-choques dianteiros e traseiros,
espelhos retrovisores, maçanetas e novas grades(superior e do para choque). O
interior do carro foi alterado com um novo painel de desenho muito bonito e com
material de melhor qualidade. No entanto, os cinco anos de idade denunciava um desenho
datado e a maioria de seus rivais eram novos ou a serem substituídos em breve.
Os dois motores de entrada foram
revistos: O 1,3 litros recebeu a versão mais recente da família Kent / Valencia,
o Endura-E a partir do recém-lançado Fiesta MK IV e Ka, enquanto o CVH 1.4L foi
substituído pela unidade atualizada CVH. Não foram feitas alterações no motor
1.8 diesel nem nas unidades Zetec 1.6/1.8 da opção superior da gama. A versão
melhorada da transmissão IB5 BC foi introduzida posteriormente.
Dinamicamente, o Escort foi muito
melhorado com a suspensão revista criada a partir da anterior Mark V/Vb. O esportivo "Si"
vinha com a suspensão ligeiramente mais dura do que a as versões LX e Ghia,
embora o Si fosse o mesmo LX com algum acessórios adicionais, principalmente os
cosméticos, tais como, spoilers dianteiro e traseiro, bancos esportivos e
instrumentos de fundo branco do painel.
Os modelos RS2000 teve a produção encerrada em
junho de 1996, e foram os últimos a usar o famoso distintivo RS. O emblema RS só
retornaria no Focus RS, que, chegou em 2002. Um novo modelo Ghia foi
introduzido por volta de 1996, e vinha equipado com, ar condicionado e uma
disqueteira para 6 CDs. Embora a oferta de equipamento do Ghia tenha sido
diminuída, o modelo estava agora mais acessível.
O último modelo a ser introduzido em
1997, foi o GTi, o único GTi da Ford nunca vendido na Europa. Este modelo
utilizava o mesmo motor 1.8 Zetec 16V de 115 cv, das versões normais, mas, era
equipado com um kit de carroceria opcional emprestado do descontinuado RS2000, volante
e estofamento em couro mais o equipamento de série, como o ABS. O GTi estava
disponível em 3 carrocerias de cinco portas hatchback.
Em 1998, a Ford anunciou um carro
totalmente novo, o Focus, que substituiu o Escort e encerrando a carreira do "Escort",
que, estava em uso por 30 anos. A gama Escort foi reduzida para apenas pequenas
edições, e foi vendido por mais dois anos, em paralelo com o Focus. Todos os
motores, exceto a gasolina 1,6 L e 1,8 L turbo diesel foram retiradas, assim
como o hatchback de três portas, quatro portas sedan e cabriolet (exceto na
Europa continental, Nova Zelândia, África do Sul e América do Sul).
O preço mais
competitivo conseguiu manter as vendas Escort Europeu até o último modelo, que,
deixou a linha de montagem de Halewood, em julho de 2000.
A versão Station Wagon permaneceu em
produção até 2002, quando o novo modelo Transit Connect foi introduzido. O
Escort nas versões hatch e sedan foram produzidos na Argentina até 2004, tendo
sido vendido ao lado de seu sucessor (o Focus) durante os estágios finais da
produção. O Escort Van oferecido desde 1968, embora tivesse maior mercado no
Reino Unido do que na Europa continental, desde os anos 1950, quando o Ford Anglia
oferecia a opção Van, também foi descontinuado e passou a ser representado pelo
Ford Transit Connect montado na Turquia.
No Chile, para evitar confusão com o
Escort norte-americano ( na verdade um Mazda 323 com nome Escort), que estava
sendo vendido junto com ele, esta geração foi vendida como o
"EuroEscort" por vários anos.
No Reino Unido, o Ford Escort é o carro
mais vendido de todos os tempos, com mais de 4.000.000 de unidades vendidas durante seu ciclo de
produção em 32 anos, de acordo com as pesquisas.
O modelo MK3 (1980-1986), foi o modelo mais
comum de carro visto em estradas britânicas em dezembro de 1989, com quase 1,5
milhões de exemplares registrados.
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